-Pergunte ao médico se utiliza equipamento de úlima geração (laser e microkeratome). A maioria das clínicas utiliza equipamentos antigos e não informa os pacientes, pois sabem que assim ninguém vai querer lá ser operado.
-Se decidir ser operado, opere os olhos em dias diferentes. Desta forma é possível saber como reage o primeiro e melhorar o segundo. Caso tenha um mau resultado sempre é possível manter um olho para continuar a vida.
-Recomendamos que aguarde até que se saiba mais sobre esta cirurgia desnecessária e polémica. A tecnologia está constantemente a evoluir e pode sempre operar os olhos mais tarde. Neste momento a esmagadora maioria das pessoas não foi operada, incluindo oftalmologistas e pessoas importantes que se vê na tv.
-Cuidado com as recomendações para cirurgia de pacientes operados. Dificilmente alguém faz cirurgia depois de conhecer os problemas associados. A cirurgia causa um grande impacto no olho que deixa limitações para toda a vida e pode trazer problemas a qualquer momento.
-Cuidado com os oftalmologistas que ganham a vida a operar as miopias. O interesse financeiro é enorme o que leva muitas vezes a uma publicidade agressiva e omissão dos problemas da cirurgia.