Fraude e escândalo anúnciado!

Todos os oftalmologistas que realizam cirurgia lasik, recebem do fabricante do laser um documento com informação relativa ao mesmo, no qual constam resultados, complicações, procedimentos,.... Por lei este documento é de entrega obrigatória pelo fabricante. Em baixo encontram-se 2 quadros com os 'sintomas' de 2 modelos de lasers. Há 20 anos que oftalmologistas de lasik omitem esta informação dos pacientes, e mais dia menos dia isto terá de mudar, o que irá iniciar um escândalo de grandes proporções. Vender operação desnecessária aos olhos sem informar devidamente dos problemas, incluindo os quadro de sintomas, é passar muito para além do aceitável, tudo com o objectivo de fazer dinheiro.

LADARVision® 4000 Excimer Laser System and the LADAR™ 6000 Excimer Laser System
http://www.accessdata.fda.gov/cdrh_docs/pdf/P970043S022d.pdf

TECHNOLAS® 217A Excimer Laser System
http://www.accessdata.fda.gov/cdrh_docs/pdf/P990027S002d.pdf

http://www.fda.gov/MedicalDevices/ProductsandMedicalProcedures/SurgeryandLifeSupport/LASIK/ucm192109.htm
Lista com os laser aprovados nos eua, nos quais se encontram os documentos com informação relativa aos mesmos. Todos os lasers aprovados mostram uma número elevadíssimo de sintomas! Infelizmente na europa estes documentos não são conhecidos publicamente, o que torna mais fácil continuarem a omitir a informação.

De realçar também que os sintomas (olho seco, halos, starbursts, má visão nocturna, sensibilidade à luz, perda de contraste,...) não foram considerados complicações da cirurgia pelas entidades que aprovaram os lasers, mas sim meros sintomas. A incidência dos sintomas é tão elevado, que se fossem considerados complicações os lasers nunca poderiam ser aprovados. O paciente pode ter uma visão de 100% (20/20), no entanto ver mal à noite, ter o olho seco, perda de contraste, dor, flutuação da visão,.... e nada destes problemas impedem que a cirurgia seja considerada um sucesso pela indústria do lasik, desde que o paciente mantenha uma boa acuidade visual.