A história repete-se desde os anos 80. Dizem que é muito seguro com riscos raros.

É costume os oftalmologistas de lasik dizerem que os problemas do lasik são coisa do passado, que hoje em dia a tecnologia está muito evoluida, que existem lasers para a criação do flap, que existe uma maior precisão, etc. Alertamos as pessoas para esta situação, pois desde o inicio do lasik (1995) que dizem a mesma coisa. Os problemas são sempre coisa do passado.... mas não são... isto tem como único objectivo vender operações e camuflar os problemas do presente e os problemas do passado que eles próprios omitiram, mas que agora admitem sem qualquer consequência pois vivem numa impunidade total.

Para que os pacientes queiram fazer uma cirurgia desnecessária para a miopia, tem de ser informados que os riscos e os problemas são raros, e é isto que os oftalmologistas do lasik dizem desde sempre, pois caso contrário ninguem quer ser operado. A base do lasik é a mesma desde o inicio (cortar a córnea ao meio e remover parte dela com um laser), e por muito precisos que os lasers sejam a cicatrização da cornea é imprevizivel e os problemas base mantêm-se.

Nos anos 80 e inicio dos anos 90 utilizava-se uma técnica cirurgia chamada RK (utilizava uma lamina de diamante para fazer cortes perpendiculares na cornea) para corrigir a miopia. Milhares de portuguese submeteram-se a esta cirurgia que destruiu a vida de muita gente e que ainda hoje sofrem por isso. Já nesta altura, década de 80 as pessoas que foram operadas com esta técnica eram informadas de que a ciriurgia era muito segura e as complicações raras, e que os problemas aconteciam quando a técnica estava menos desenolvida.

Se ouvirem os vossos oftalmologistas de lasik dizerem que os problemas são coisa do passado, que hoje em dia a técnica está muito desenvolvida, é muito importante saber que a conversa já vem de há décadas. É a chamada "cantiga do bandido".