Keratomia Radial

É costume os oftalmologistas de lasik dizerem que os problemas são coisa do passado, que hoje em dia a tecnologia está muito evoluida, que existem lasers para a criação do flap, que existe uma maior precisão, etc. Alertamos as pessoas para esta situação, pois desde o inicio do lasik (1995) que dizem a mesma coisa. Os problemas são sempre coisa do passado.... mas não são... isto tem como único objectivo vender operações e camuflar os problemas do presente e os problemas do passado que eles próprios omitiram, mas que agora admitem sem qualquer consequência pois vivem numa impunidade total.

Para que os pacientes queiram fazer uma cirurgia desnecessária para a miopia, tem de ser informados que os riscos e os problemas são raros, e é isto que os oftalmologistas do lasik dizem desde sempre, pois caso contrário ninguem quer ser operado. A base do lasik é a mesma desde o inicio (cortar a córnea ao meio e remover parte dela com um laser), e por muito precisos que os lasers sejam a cicatrização da cornea é imprevizivel e os problemas base mantêm-se.

Nos anos 70, 80 e inicio dos anos 90 utilizava-se uma técnica cirurgica chamada RK -Radial Keratotomy (utilizava uma lamina de diamante para fazer cortes perpendiculares na cornea) para corrigir a miopia. Milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo milhares de portuguese submeteram-se a esta cirurgia que destruiu a vida de muita gente e que ainda hoje sofre por isso. Já nesta altura, década de 70, 80 e inicio da decada de 90 as pessoas que foram operadas com esta técnica eram informadas de que a ciriurgia era muito segura e as complicações raras, e que os problemas aconteciam quando a técnica estava menos desenolvida. Nesta página encontram-se exemplos da publicidade utilizada pela industria na altura, que é muito semelhante à actual. Muitos dos médicos que andaram a operar com RK, são os mesmo que hoje operam com Lasik. Os pacientes do RK ficaram por sua conta, tal como ficam hoje os do lasik. Os oftalmologistas não se responsbilizam por nada, mas na altura de vender uma cirurgia desnecessária é tudo muito simples.

Se ouvirem os vossos oftalmologistas de lasik dizerem que os problemas são coisa do passado, que hoje em dia a técnica está muito desenvolvida, é muito importante saber que a conversa já vem de há décadas. É a chamada "cantiga do bandido".