Não deixe que a cirurgia lasik lhe estrague a vida!




http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1640078
Depois da cirurgia, perdeu 50% da visão dos dois olhos e viu-lhe atribuída incapacidade. Deixou de trabalhar. "Sinto que o médico me tirou metade da minha vida", contou ao DN.

http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?2029012-Ajuda-urgente-pf!&highlight=lasik
Paciente que foi operada com lasik à 10 anos, e fez uma lesão no local da incisão do flap. Colocou um tópico num forum com o titulo "Ajuda urgente pf!"
"Sofri uma lesao na cornea na semana passsada e nao estou a melhorar, ja fui tres vezes a urgencia mas agora quero ir a um bom oftalmologista. Fiz lasik à dez anos com o Dr (a lesao foi no sitio da incisao do lasik)"
"Foi o meu Tomás que ao apanhar um balao sem querer me espetou com o pau do mesmo no olho, ja foi na semana passada e nao esta a cicatrizar bem."

http://forum.autohoje.com/off-topic/52073-medico-espanhol-fez-234-cirurgias-em-seis-dias-mas-listas-de-espera-continuam-4.html
"Eu fiz ja 3 vezes (Lasik) num olho e 2 noutro, tudo porque logo para começar as coisa não foram feitas em condições"

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=16
"Deixo aqui o meu caso:
Fiz operação Lasik aos 2 olhos à cerca de 7 anos. Usava óculos para corrigir miopia e estigmatismo. Agora já não uso óculos, mas sei que não vejo a 100%."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=5
 "A minha tia já foi operada 3 vezes em pouco tempo. Tem glaucoma associado a degeneração da mácula. Pior que isso não há.
 E não ficou curada, claro q não. Isso não se trata. Mas mesmo assim foi bem enganada pelos médicos e gastou balúrdios para ficar na mesma ou pior."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=3
"O meu pai foi operado aos 36\37 anos penso e passado 3 anos ou 4 teve de usar oculos.... a miopia dele está SEMPRE a progredir. A operação po-lo a ver bem, mas como a miopia está sempre a aumentar, já usa oculos outra vez há uns anos."

http://www.alvaro-sa.com/2008/12/lentes-intraoculares.html
"Fiz cirurgia ás duas vista com o laser lasik há cerca de 15 anos mas a visão regrediu e hoje com 43 anos estou com -3 OD e -8 OE para alem de ter ficado com as vistas secas e fotofobia."

http://forumsaude.com.pt/conversa/12/lasik/
"Olá a todos, Fiz lasik à 2 anos, e estou satisfeitissima. Embora note que a visão nocturna não é tão boa como antes, e que de vez em quando tenho de colocar lágrimas artificiais por causa dos olhos secos recomendo."

http://anossavida.pt/forum/operacao-miopia
 "Tenho alguns problemas com a vista pois, como o Lasik corta a cornea tenho a vista quase plana. As lentes de contacto ficam "a boiar". Existe apenas um tipo de lente que se adapta pelo que tenho de comprar sempre por encomenda."

http://www.forumscp.com/index.php?topic=46519.200
 "Atenção: o meu pai foi operado (lasik) por um dos "gurus" da oftalmologia em Coimbra, muito conhecido com nome na praça e na Universidade, que lhe prometeu "mundos e fundos", que era tudo muito simples e garantido. Resultado, o meu pai ficou com menos de 20% de visão no olho. Como é obvio não vou referir o nome da pessoa em questão em público, mas o aviso fica feito."

http://www.audipt.com/f76/lasik-cirurgia-ocular-60100/index2.html
"Na altura fiquei a ver melhor (apenas fiz ao olho direito pois tinha astigmatismo leve mas quis fazer), só que agora (24 anos) já vejo mal outra vez... :P :P (mas vejo sempre melhor do que o que via) O médico avisou que só é aconselhável para quem já é adulto e já não vai crescer mais, mas eu fiz
 p.s. - doeu um bocado (mas secalhar é também por eu na altura ser novito)"

http://www.audipt.com/f76/lasik-cirurgia-ocular-60100/index3.html
"Já que o tópico veio para cima aproveito para informar que qualquer coisa não correu como suposto e está novamente com óculos. Suspeita-se um pouco de negligência do médico que fez a operação."

http://www.forumbtt.net/showthread.php/25641-Miopia-(Correc%C3%A7%C3%A3o-a-Laser)/page3
 "Conheço casos de pessoas que tinham 8 dioptrias e com correcção (oculos ou lc) viam a 100%, e depois da cirurgia têm 1 diop. mas só vêm 40%..."

http://forum.autohoje.com/off-topic/15850-miopia-correccao-por-laser.html
"tenho uma conhecida que fez, mas devido a usar lentes de contacto à algum tempo, ouve uma vista que não ficou boa, pq a lente tinha ferido a cornea e nesses casos o laser não resulta. gastou o dinheiro e tem que continuar a usar oculos."

http://forum.autohoje.com/off-topic/15850-miopia-correccao-por-laser-2.html
"Até hoje tou satisfeito, embora por vezes quando estou a conduzuir ou em ambientes com ar condicionado os olhos secam e fico com um ligeiro ardor, para isso tenho umas unidoses de gotas mas esqueço-me sempre de as por. Esta situação deve-se a certas "impurezas" que ficaram durante a cirurgia, quem me disse isto foi uma oftamologista minha conhecida."

http://forum.autohoje.com/off-topic/15850-miopia-correccao-por-laser-5.html
"Já fui à clínica umas boas vezes, e da ultima vez, a explicação que me deram foi que é realmente possivel que fique dependente durante um bom tempo de gotas, dependendo tb das condições que frequento (ar condicionado fulltime ou nao) e do uso que faço do computador entre outros! 
 No entanto, o que é certo, é que de manha, sinto os olhos muito secos, e só com as gotas a sensaçao desaparece!"

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=16
"A visão duplicada que tens é muito acentuada?
Eu ainda vejo halos seja com as luzes dos carros, reflixo das luzes do meu carro nos sinais de tranzito ou mesmo em leds de standby das tvs."

http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?103345-LASER-cirurgia-em-Fevereiro/page5
 "Eu tinha miopia (1,75 dioptrias em cada olho), fui operada a laser há 7 anos e estou com miopia novamente (ainda não fui ao optometrista, mas tenho a certeza, já tenho de franzir os olhos para ler bem as legendas na televisão). Supostamente a miopia estava estagnada, mas pelos vistos não ..."

http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?103345-LASER-cirurgia-em-Fevereiro/page2
 "kidas não sei se sabem ou se vos explicaram mas passado algum tempo a vossa vista vai ficando iagual ao que estava, tenho uma amiga que já fez 3 operações e neste momento para ler tem de colocar os oculos"

http://anossavida.pt/forum/algu-m-conhece-oftalmologista
 "E foi por isso mesmo que não quis fazer a cirurgia... Para mim, não vale o risco. conheço pessoas que fizeram e estão bem, mas conheço mais pessoas que fizeram e se arrependeram... Tenho uma graduação complicada mas, com óculos vejo bem. Se conseguir usar lentes, óptimo. Se não conseguir, paciência"

http://forum.autohoje.com/off-topic/92074-cirurgia-ocular-pkr-quem-ja-fez.html
 "No dia que fiz o Transplante da Córnea, estava lá uma senhora que ia fazer também o Transplante da Córnea porque já tinha feito essa cirúrgia e não resultou."

http://www.queratocone.org/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?245
"Acho que foi em 2001 que decidi fazer uma operação laser à vista para me ver livre de vez dos odiados óculos." "pelo menos vou seguindo o aumento do queratocone até chegar á fase em que terei de fazer o transplante de córnea." "Agora, em conversa com um conhecido que teve o mesmo problema e fez a mesma operação, encontrei este fórum por acaso, que muito bem faz a todas as pessoas que sofrem do mesmo"

http://forum.menshealth.com.pt/saude/846-operacao-laser-miopia.html
 "Outra coisa que lhe aconteceu foi precisar constantemente de estar a por gotas nos olhos porque eles perderam a capacidade de produzir lubrificação suficiente."

http://forum.menshealth.com.pt/saude/846-operacao-laser-miopia.html
 "O ano passado voltei a fazer uma correcção a um olho, pois o desnivel nas graduações entre os 2 olhos me estava a provocar fortes dores de cabeça."
 "Para quem pensa que é definitivo, desengane-se: toda a graduação que se iria obter ao longo dos anos vai-se ter na mesma! O que fazem é anular a graduação que existe na altura, voltando a contagem ao zero..."

http://forum.autohoje.com/off-topic/15850-miopia-correccao-por-laser-5.html
 "A verdade é que agora tenho o olho seco, mas antes de ferir a minha propria córnea inadvertidamente (3 meses apos operação) não tinha esses sintomas."

http://ilhadasmacas.blogs.sapo.pt/290720.html
 "Olá boa noite!
 eu fiz lasik à cerca de 3 meses e ainda tou a ver pouco nitido do olho esquerdo"

http://fabulas1.blogspot.com/2006/12/problemas-com-cirurgias-lasik.html
 "Boa noite, decidi ser operado aos olhos em Junho do ano passado e estou muito arrependido! Não sei se escolhi mal o cirurgião ou se realmente tive azar. Pois vejo razoavelmente bem do olho esquerdo, mas do direito não. Já fui submetido 3 vezes a laser e limpeza do olho, pois o médico diz que são células que nascem e dificultam a visão. Já ando nisto à 1 ano e nada de melhoras. Já pensei consultar outro médico, pois não sei até quando vou andar nesta vida, a pagar consultas e testes sucessivos! Se alguém tiver conhecimento de alguém com o mesmo problema ou me souber aconselhar um bom cirurgião e sério, agradecia. Obrigado. "

http://fabulas1.blogspot.com/2006/12/problemas-com-cirurgias-lasik.html
 "olá, faz um mês que fiz o lasik aos dois olhos, tendo -1.5 de miopia em cada olho mais um pouco de astigmatismo, o direito está +- ainda vejo um pouco mal, mas do esquerdo é de dia para dia pior. no dia seguinte é operação via muito bem, talvez melhor do que antes com os oculos, mas agora estou muito desiludido, á noite é impossivel conduzir não vejo nada bem."

http://fabulas1.blogspot.com/2006/12/problemas-com-cirurgias-lasik.html
"Grande erro… Fui re-reoperado em Setembro de 2005. Depois, como não correu bem, o sapateiro disse-me que era necessário reoperar a reoperação (outro grande erro)… Eu confiei. Em Janeiro de 2006, o meu olho direito foi operado pela terceira vez. A minha visão melhorou mas restaram diversos problemas:
- agora tenho não miopia mas “vista cansada” e astigmatismo oscilante
- córnea irregular – impossibilita o uso de lentes de contacto
- excessiva sensibilidade à luz
- perda de visão nocturna, halos e starbusts
- devido à diferença entre a acuidade visual dos dois olhos não posso utilizar óculos e a minha visão, mesmo corrigida com lente de contacto (apenas no olho não tratado, pois o tratado devido córnea irregular não possibilita a correcção) é desequilibrada o que perturba, especialmente à noite, a minha noção de distâncias, a leitura, o computador, a TV, o cinema, a condução, etc.)."

http://fabulas1.blogspot.com/2006/12/problemas-com-cirurgias-lasik.html
 "Fiz Lasik no passado dia 28/01/09, ao olho direito e a consequência foi que fiquei a ver mal ao perto, ou seja passei a ter que usar oculos para ver ao perto, inclusive para puder fazer um telefonema ou para puder ver os manometros do meu automovel."

http://fabulas1.blogspot.com/2006/12/problemas-com-cirurgias-lasik.html
 "Boa noite
 Ando há vários anos com dificuldades de acuidade e de qualidade visual, decorrentes de cirurgia LASIK, que me têm limitado seriamente o meu quotidiano. Posso partilhar consigo o que sei e alguns contactos para consultas."

http://alvaro-sa.blogspot.com/2008/12/cirurgia-laser-lasik.html
 "Em Abril de 2009 efectuei a cirurgia LASIK para ficar de vez sem óculos e lentes e corrigir a miopia e o astigmatismo hipermetrópico. Passados todos estes meses continuo a vêr grande parte das "coisas" desfocadas. Consultei novamente o meu oftalmologista que me disse que teria de efectuar nova cirurgia para efectuar algumas correcções. "

http://alvaro-sa.blogspot.com/2008/12/cirurgia-laser-lasik.html#comment-form
 "Três meses após a cirurgia mantinha a acuidade visual, necessitando apenas de lubrificar os seus olhos três a quatro vezes por dia, especialmente se passasse muito tempo a ler ou ao computador."

http://forum.autohoje.com/showthread.php?3703-quase-um-ano-depois-da-opera%E7%E3o.../page3&highlight=miopia
 "a visão nocturna de facto não é das melhores, mas é um mal menor, de dia vê-se perfeitamente, noto névoa mas é so ao amanhecer"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?3703-quase-um-ano-depois-da-opera%E7%E3o.../page3&highlight=miopia
 "O meu irmão, aqui vai um abraço para ti, foi operado, aquilo infelizmente não correu pelo melhor, e depois da operação ficou ligeiramente pior num olho. Por isso, quando me falam de operações aos olhos, mete-me uma certa confusão... Um abraço, by Filas"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?3703-quase-um-ano-depois-da-opera%E7%E3o...&highlight=miopia
 "Lembro que na altura a "médica" me disse que a míopia poderia voltar a aparecer, pois em certas pessoas acontece, mas eu após um ano ainda vejo tudo muito bem, sem dificuldades,embora à noite só veja um ligeiro "estrelado" em luzes fracas. "

http://www.patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=1387&sid=642e3e049ab4f5e6d6bf68e97affcbe2&start=400
 "Embora não tenha ficado a 100%, estou muito melhor do que antes a cirurgia. 
 A ver vamos se volto a faca, ou se aguardo mais uns tempos…"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?3703-quase-um-ano-depois-da-opera%E7%E3o.../page3&highlight=miopia
"Foram necessários 3 cirurgias: o primeiro no direito que ficou ok e a seguir duas no olho esquerdo, dado que fiquei a ver nada após a 1ª cirurgia no olho esquerdo. O astigmatismo não ficou rectificado (tinha sido avisado que isso podia e era provável acontecer). Problemas actuais: fotofobia. Dias claros tenho andar sempre óculos na rua."

http://www.exames.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=56&jfile=viewtopic.php&f=228&t=21613&st=0&sk=t&sd=a&start=1035
 "Fui operado aos olhos, fiquei a ver mal de um deles. Quiseram-me receitar isotretinoina tendo feito lasik."

http://www.exames.org/index.php?option=com_jfusion&Itemid=56&jfile=viewtopic.php&f=228&t=22295&start=540
 "Eu fiz lasik há umas semanas e nem tudo são rosas. Tive dores horríveis, demorei imenso tempo a "recuperar" (visto que não recuperei totalmente) e fiquei com diplopia monocular no olho esquerdo e 0.75 de astigmatismo. A diplopia tem aparentemente melhorado com a descontinuação do corticoide, agora é esperar para ver, se não regredir (duvido que seja possível chegar a zero por si só) ou sou operado outra vez ou uso óculos para ler."

http://www.forumbtt.net/showthread.php/25641-Miopia-(Correc%C3%A7%C3%A3o-a-Laser)/page2
 "A única coisa que mudou desde a operação foi as luzes mais brilhantes em ambientes muito escuros, vejo uma espécie de "estrelado".

http://www.forumbtt.net/showthread.php/25641-Miopia-(Correc%C3%A7%C3%A3o-a-Laser)/page4
 "A minha mulher foi tb operada há 3 meses, no caso dela, LASIK, um olho está a 100% e outro a 80%, dentro do expectável e já está marcada um acerto...o pós operatório dela foi CHATO COMO A POTASSA...mas ela queixou-se mais de incómodos e de comichão.."

http://www.forumbtt.net/showthread.php/25641-Miopia-(Correc%C3%A7%C3%A3o-a-Laser)/page4
 "Tenho conhecimento de pessoal que foi operado pelo msm medico que eu, no msm sitio usando a msm tecnica e tb a LASIK e que os resultados não foram nem tão bons nem duradouros..."

http://www.dobebe.com/forumpt/viewtopic.php?t=1633&sid=0b45e628c1358f3f45630c4ec34c25f8
 "Entretanto, há cerca de ano e meio, comecei a ver as legendas dos filmes tremidas (sobretudo o olho esquerdo) e a notar k nao vi as matriculas/sinais tao nitidos. Fui ao meu oftalmol. k me receitou novamente óculos mas so p ver TV (raramente) e conduzir. Ha formas d corrigir mas ele so aconselha kdo ja nao pretendemos engravidar mais."

http://forum.autohoje.com/showthread.php?3703-quase-um-ano-depois-da-opera%E7%E3o...
 "PP, eu também fiz essa operação há 3 anos e já sinto algumas diferenças, nada se substancial mas sinto!"

http://forum.autohoje.com/off-topic/15850-miopia-correccao-por-laser-3.html
 "O meu irmão fez essa cirurgia aos dois olhos e um deles tem-lhe dado chatices. Se calhar teve esse problema."

http://onossocasamento.pt/forum/26886
 "Olá, eu já fiz essa operação á mais de um ano, tb era pitosga. Tinha estigmatismo e miopia. Não fiquei a ver tão bem como via com os oculos. Ao longe ainda tenho dificuldades por vezes, e de manha quando acordo tb me custa um pouco, não consigo ver nitidamente(isto é se tiver que ler alguma coisa ao longe),axo que vou marcar uma consulta"

http://anossavida.pt/forum/operacao-lsar-miopia
 "Bem a minha irmã fez essa cirugia a alguns anos, na altura ficou por 2500 euros, agora não faço ideia de quanto custa. Só um comprimido que lhe deram no dia (que penso que era um calmante, ficou por 100 euros). Total : 2600 euros
 Só sei que foi muito doloroso para ela, porque a operação não correu bem no olho direito... teve até o ano passado sem usar oculos ou lentes, mas teve que comprar oculos para conduzir, ver tv, lêr..."

http://anossavida.pt/forum/alguem-ja-fez-operacao-vista-para-deixar-oculitos-p
 "Tenho 28 agora e desde dos meus 6 ando com oculos. Em 2005 fiz a opercao aos meus olhos de -5,50 fiquei -3.25 nao resultou por isso eu como testemunha pensava bem.
 Já a minha irma fez a operaçao em 1999 e correu tudo bem mas hoje um dos olhos esta a ficar mal de novo. Por a idade como o medico lhe diz nao lhe ajuda entao ela esta a ficar mal só de um olho.
 Cada operaçao é um risco k nós levamos e decidimos. O meu medico disse k podia fazer de novo mas para mim nao vale a pena, tenho tb medo de repetir e de novo nao ficar boa ou entao piorar (o k nao kero)
 Espero k penses bem na tua decidisao, e BOA SORTE"

http://demaeparamae.pt/forum/miopia-vs-parto-normal
"Para a menina ex-miope
 Sem querer desanimar-te... a minha tia fez cirurgia a laser e um tempo depois voltaram algumas da dioptrias... não todas, mas algumas... espero que não seja o teu caso, claro."

http://varinhamagica.blogs.sapo.pt/arquivo/346982.html
 "Eu fui operado e fiquei a ver bem durante o dia...a visão nocturna piorou imenso, já não consigo conduzir....tinha 10 diopetrias em cada olho e astigamtismo... A visão nocturna afectada, os halos.., ofoscamento...nocturnos..são no meu caso os problemas..haverá maneira de amenizar isto?"

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?f=11&t=53213&hilit=miopia+laser
 "Se puderes fazer a operação a laser (eu não posso), se calhar ficas melhor, embora o único caso que conheço, regrediu ao fim de 8 anos e ficou hiper sensível. "

http://www.forum-mergulho.com/index.php?/topic/9682-limitacoes-do-mergulho-com-lentes-de-contacto/page__p__98138__hl__laser__fromsearch__1#entry98138
 "a recuperação "traumatica" é rapida, duas semanas a um mês, mas durante um ano (especialmente) e hoje ainda, as diferenças de luz, discotecas, conduzir a noite, fumos, e o lusco fusco dão sempre uma "comichão" ......ou um certo desconforto"

Testemunhos de Portugueses com complicações do Lasik em Foruns Estrangeiros

http://perso.numericable.fr/keratos/english/testimonial-post-lasik-dry-eye.htm
Lasik induced dry eye testimonial by L (Portugal)
"I can not travel by plane for an undetermined period, I work at my office only half day, I keep reading to a minimum, just as watching TV, I have not been to a cinema or theatre, I avoid closed spaces (the effect of tobacco is terrible). In short, I save my corneas to work. Besides that, I continue to hydrate aggressively my eyes (today I can do periods of 1 to 1.5 hours at day and 4 hours at night), I keep using cortisone, and doing some resting periods during the day. Regarding practical consequences and more or less structural: I changed my diet to try to balance my organism as much as possible, I try to reinvent my hobbies and work methods in order to reduce the pressure on my eyes, and everything that might have an impact in my corneas, and at last or specially that, I try to learn to live again with the accrued tiredness of yet another setback."

http://www.usaeyes.org/ask-lasik-expert/viewtopic.php?f=3&t=2356
"well......i am from portugal n i have lasik in 18 of january 2010. I have dlk 4 on my right eye, n i am now farsighted. My doctor told me that i do not have to much scars or folds on my eye n the haze is almost gone, but my vision its not at all 100%. Well, i am depressing since the operation, n this forums give me some hope of recovery"

http://www.usaeyes.org/ask-lasik-expert/viewtopic.php?f=2&t=1410
"I had my operation for free in an Hospital in Portugal. I was operated (LASIK) on my left eye on November 8, and a week later on my right eye (November 15). I was myope. On the first 2 weeks I had a sharp and clear vision, near and far, now, almost two months later and I have the same simptoms you describe. I have dry eye and my eyes itch a lot."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=16
 "Fiz esta operação e mais valia estar quieto. Fiz Lasik Intralase e apesar de ser uma das mais avançadas, o meu olho esquerdo reagiu mal devido ao tamanho da pupila e fiquei com visão dupla (ghost vision) de noite. Eu sofria de miopia e astigmatismo, tinha 5 deopetrias de astigmatismo no olho esquerdo. Fiquei com visão do olho direito a 100% e a 70% do olho esquerdo. Passaram-se 7 meses da operação.
 O interessante é que só via halos no primeiro mês e não tinha problemas de maior relevância, depois começaram a surgir as aberrações mais graves, via as luzes a distorcerem de noite, depois passaram-se aos objectos claros, depois à televisão/cinema, até me afectar praticamente tudo quando não tenho muita luz.
 Enfim, se soubesse hoje o que sei nunca o teria feito, na altura até abri um tópico aqui a aconselhar o pessoal a fazer e nunca pensei que ficasse assim, logo digo a todos para pensarem muito bem. A minha qualidade de vida regrediu na casa dos 80% de há meio ano para cá, deixei-me abater muito por causa disto... agora já comecei a meter na cabeça que não vou resolver nada parado e que o melhor que tenho a fazer é procurar ajuda em sítios que tenham renome e soluções."

http://forum.zwame.pt/archive/index.php/t-212007.html?s=6e2432df73446490f907d3620c960d0b
 "Aos 19 anos fiz operação a laser à vista, e durante quase uma década tudo correu bem, mas agora sinto a vista cada vez mais cansada e já tenho que tornar a usar óculos"

http://forumsaude.com.pt/comments.php?DiscussionID=12
"Há uns anos fiz exames num conhecido especialista oftalmologista no Saldanha, que conseguiu levar-me 200 eur numa consulta e em exames.
 O objectivo era saber se eu poderia fazer operação com lasik a fim de reduzir miopia e astigmatismo.
 Disse-me que sim, mas que teria de continuar a utilizar lentes ou óculos, em situações pontuais, tipo para ler, ver tv ou conduzir durante a noite.
 À saida da consulta esqueci-me da minha carteira e volto a entrar para ir buscá-la no consultorio do medico. Nisto vi lá uma rapariga que tinha feito a operação uns meses antes e que continuava ininterruptamente a lacrimejar de uma das vistas e a sentir um desconforto horrível.
 Sai de lá e nunca mais lá voltei e desisti da ideia do lasik.
 Actualmente adoro usar óculos ;)"

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=21
 "Tive conhecimento de um jovem que fez Lasik aos 18 anos porque não queria mesmo usar óculos. Tinha cerca de 0.75/1.00 de miopia. Resultado, aos 24 anos tem 1.00 de miopia porque na altura em que fez o laser ainda não tinha estabilizado."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=20
 "Falando ontopic, vou ser operado novamente o mês que vem.
 Fui operado em Junho de 2010 a LASIK, mas a cicatrização não correu bem e fiquei com irregularidas na córnea que fazem com que quando a pupila aumenta eu tenha visão dupla (ghost vision).
 Desta vez vou ser operado com outra técnica, vão-me raspar o olho com uma lâmina, como se estivessem a alisar uma peça de barro. A cirurgiã disse-me que era extremamente doloroso, mas que ficaria curado embora talvez precisasse de depois fazer mais uma operação pois após o alisamento da córnea, poderei ficar com miopia.
 Basicamente tenho que fazer mais 2 operações num olho e outra noutro, o que dá um total de 4 operações a contar com a que já fiz. Saiu-me o tiro pela culatra."
 "Eu não consigo fazer a vida assim como estou. Estas dificuldades impedem-me por exemplo de coisas simples como ir ao cinema (vejo 2 telas), mas também de conduzir em condições à noite, etc. Para mim quando tenho pouca luz é um sacrilégio."

http://anossavida.pt/forum/operacao-olhos-laser-pros-contras?page=1
 "Esta operação é muito perigosa. Fui operada pelo dr.xxxx, que disse que não havia problemas, mas fui enganada, para além de não me corrigir totalmente o estigmatismo hoje em dia tenho que usar todos os dias lágrimas artificiais, várias vezes ao dia, e tenho intolerâcia à luz solar, aconselho a não fazerem esta operação."

Email recebido de paciente do Brasil.
 "Eu operei (Lasik) em janeiro de 2012 e tive infeccao por contaminacao. Eu mais 6 pacientes fiveram infeccao apos o Lasik no inicio de 2012 e houve complicacao, com necessidade de amputar o flap de 6 pacientes, tudo muito traumatico. Ainda estamos em tratamento, usando diversos antibioticos varias vezes ao dia e com qualidade de visao ruim, alem de fotofobia intensa, lacrimejamento e dor."

http://expresso.sapo.pt/avaria-em-hospital-obriga-doentes-a-repetirem-operacao=f746877
 "Uma avaria num aparelho de laser do Hospital Gama Pinto, em Lisboa, obrigou os doentes, que foram operados à miopia, a sujeitarem-se a uma segunda operação, apurou o Expresso. Contatada a diretora clínica do hospital, Luísa Coutinho Santos disse ao Expresso desconher quantos doentes foram afetados e quanto tempo o aparelho esteve avariado, acrescentando que só o chefe de serviço da área, que está de férias, é que tem essa informação."

http://forum.autohoje.com/off-topic/73900-astigmatismo-duvida.html
 "Aproveito para dizer que fiz a operação a lazer aos olhos(miopia e astigmatismo) à cerca de 15 anos atrás mas infelizmente a minha visão tem vindo a piorar um poucos ao longo dos anos. Hoje em dia tenho alguma dificuldade em guiar à noite e sinto por vezes a vista cansada e seca."

http://anossavida.pt/forum/lasik-cirurgia-retrativa-para-miopia?page=1#comment-1171647
 "Uma colega disse-me hoje que fez Lasik, operou apenas um olho e já não fez o segundo pois correu mal. Disse-me que de noite conduz de óculos escuros mas de dia usa lentes de contacto, inclusive no olho operado. Disse-me ainda que foi operada por um especialista muito conceituado do Hospital de Coimbra."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=10
"Um colega fez uma operação para curar a miopia (imagino que tenha sido a Lasik), e agora, e para o resto da vida, segundo ele, tem que colocar regularmente umas gotas nos olhos para não secarem."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=8
"Boas..
 Já fiz a operação a laser aos olhos. Vejo 5* agora, no entanto, a minha vista é extramente sensível a luz solar.. se houver um pouquito de sol tenho sempre que andar de óculos escuros <.<."

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=100904&page=6
"Tenho que ver se arranjo paciencia para detalhar a minha triste experiencia com Lasik em detalhe, agora nem com oculos vejo em condições...yeah!"

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?7415-Lasik-opera%E7%E3o-aos-olhos
"Fiz o Lasik em 2006 e tive uma recuperação complicada de 15 dias em que não parava de chorar e não podia ver luz do dia.
 Passados 3 meses foi necessária uma segunda intervenção na vista esquerda que só fez piorar o problema e cerca de 1 ano depois voltei a precisar de óculos pois embora a miopia tenha sido reduzida de 3,5 para 1,25 comecei a ter astigmatismo...
 Se soubesse o que sei hoje, não tinha feito a operação e contentava-me com as lentes de contacto."

http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?109997-lasik
 "eu ainda não vejo totalmente nitido vou ao medico em dezembro para ver como está, em prencipio vou ter que dar uns retoques pricipalmente no olho esquerdo"

http://vivercomceratocone.com/comentario-seguidor-ectasia-corneana-pos-lasik/
 "Sofro de ectasia corneana pos lasik, ou seja ceratocone adquirido pelas consequencias de uma cirurgia refrativa. Estou pensando seriamente no transplante, pois nao creio conseguir viver usando um vidro dentro do olho. Gostaria de saber como está sua visao, depois de qto tempo conseguiu ver melhoras ou nem as teve, se usará óculos (o q acho ser um sonho para mim) ou vai ter q continuar com as lentes?…..tb fiz anel mas nao adiantou nada por enquanto…ainda nao tentei adaptar lentes no olho com anel, mas pelo jeito nao terá os resultados desejados. Eu e a minha familia estamos desesperados, nao trabalho e estou prestes a largar a faculdade, que falta tao pouca para concluir."

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/cirurgia-deixou-jovem-quase-cego095810637
  "Eduardo pagou dois mil euros para tratar deficiências com laser Lasik, mas ia ficando cego. Hospital Cuf Infante Santo nega caso de negligência. O paciente, de 25 anos, acusa o médico de negligência e erro médico por deixá-lo quase cego do olho direito e de ficar a ver mal do esquerdo, após duas cirurgias. A família vai recorrer para a Justiça. "Antes, usava óculos", explica, acrescentando que logo após as cirurgias não conseguia ver nem ler legendas na televisão, tendo passado a ver a forma dos objetos alterada, além de ter dupla visão. "Não conseguia ver o que tinha no prato para comer, não podia conduzir, não podia fazer nada", relata o jovem."
"José Branco, pai de Eduardo, salienta que o médico fez a cirurgia com o laser Lasik, um procedimento que altera a forma da córnea, mas que não terá avisado dos riscos associados a este tipo de cirurgia"