Vantagens e Desvantagens da cirurgia Lasik

A partir do momento em que pensa seriamente fazer lasik, deve pesar as vantagens e desvantagens da cirurgia.

Vantagens (na melhor das hipoteses):
-Deixar de usar óculos ao longe
-Deixar de usar lentes de contacto

Desvantagens:
-Passar a usar óculos para ver ao perto a partir dos 40-45 anos.
-Não cura a miopia, o lasik molda a cornea com laser de forma a imitar uma lente que vai ficar desactualizada como todas as outras.
-Deixa o olho menos saudável, pois a cirurgia incide sobre uma cornea saudável.
-Passa a ser mais dificil e desconfortável a utilização de lentes de contacto, pois ficam em cima de uma cornea operada.
-Pode originar ectasia, que leva ao transplante de cornea
-100% das pessoas operadas voltam a utilizar óculos (perto e/ou longe). O lasik não é um método definitivo como muitos oftalmologistas o promovem.
-A cirurgia para as cataratas, a que muitos pacientes também se vão submeter no futuro, tem mais riscos e piores resultados.
-A cornea fica mais fina e fragil, com uma cicatriz enorme no campo da visão.
-A lente cravada com laser não tem a mesma precisão que a dos óculos e das lentes de contacto, pois a cicatrização varia de pessoa para pessoa.
-Nunca mais poderá esfregar os olhos ou dormir com eles em cima do travesseiro.
-É comum ficar com o olho seco, ver pior à noite, com sensibilidade à luz,.....
-O flap  nunca cicatriza totalmente, e pode descolar em qualquer momento da vida,
-Obriga a acompanhamento médico para o resto da vida.
-Obriga a realização de exames especificos e caros para o resto da vida.
-As consequências a longo prazo deste procedimento, cujo resultado é uma córnea muito mais fina, não podem ser, actualmente, previstos.
-Complicações da cirurgia podem surgir em qualquer momento da vida, não só enquanto o resultado da cirurgia durar (se resultar).
-Se tiver complicações pode perder o emprego, deixar de conduzir à noite, deixar de conseguir sustentar a familia,...... passar a ter uma vida miserável e perder a alegria de viver. A visão é responsável por 80% da capacidade sensorial do ser humano.

É muito fácil perceber porque hospitais onde trabalham dezenas de oftalmologistas e se opera a miopia, não se encontra UM ÚNICO oftalmologista operado. As desvantagens são muito superiores às vantagens, e costumam ser omitidas por quem vende a cirurgia lasik.